segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fragmentos da minha vida

Fiz o primário, como se chamava naquela época, no Grupo Escolar Rui Barbosa de Içara (foto atual), e quando terminei fiz o exame de admissão para entrar no ginásio. De uma classe de 49 alunos só eu e minha amiga Lourdes passamos. O ensino em escolas públicas era rigoroso, só os burraldos iam para escola particular. Hoje o processo se inverteu. Sempre fui uma aluna exemplar. Meu boletim era recheado de notas 10, principalmente nas disciplinas de português, literatura, história e geografia. Nas matérias exatas não ia assim tão bem, porém nunca tirei menos que oito. Sempre fechava as notas no terceiro bimestre. Uma vez a rádio local lançou um concurso de redação homenageando o dia das mães. Fiz uma redação para mim, outra para a minha amiga Lourdes e outra para a minha irmã Aninha. Ganhei em primeiro, segundo e terceiro lugar. Ninguém acreditava. O prêmio foi um disco, daqueles compactos que nunca fui buscar, pois não tinha aparelho de som ou vitrola como chamavam.
Adorava ir para a escola, pois lá aprendia e viajava por mundos fascinantes. Sempre tive uma memória privilegiada então era só prestar atenção às aulas e nem precisava ficar estudando muito, guardava tudo na memória. Os professores simplesmente me adoravam e eu era citada como exemplo de aluna, estudiosa, interessada, bem comportada. Sabendo disso meus pais nunca se preocuparam em olhar os boletins, eu mesmo assinava e quando tinha reunião na escola eu me representava.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: