sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Meu diário

Acho que desde que me entendo por gente descobri o gosto pela História. Primeiramente, História do Brasil, a seguir História Universal, mais ampla e apaixonante. Ao mesmo tempo meu interesse por Geografia cresceu vertiginosamente. Aos oito anos de idade sabia as capitais de todos os países do mundo. Claro que isso tudo fez com que eu sonhasse em conhecer esses países e consequentemente a história de seus povos. Estava aberta em mim a veia de viajante, embora nessa época eu morasse com meus pais e irmãos, em um vilarejo que só recebia comunicação exterior por meio das ondas de rádio. Isso aconteceu na década de 60 e as notícias que recebíamos eram comemoradas ou nos causava tristeza. Lembro perfeitamente do dia que o presidente John Fitsgerald Kennedy foi assassinado em Dallas. Mesmo ignorando a importância e repercussão do fato, aquilo nos entristeceu como se tivesse ocorrido com um vizinho ou amigo de meu pai. Também as rádio novelas causavam sensação, e eu uma criança, viajava por cenários desconhecidos. Nunca tinha visto o mar, nem por fotografia. Fui conhecer quando com quase cinco anos meu pai que sempre foi um pouco aventureiro resolveu mudar do pequeno vilarejo de Burarama para o estado do Paraná, que naquela época oferecia melhores condições de vida e de trabalho.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: