sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fragmentos da minha vida

 Eu, Siméia, Marta e Mirma - outubro de 2008

 Marta, Marli, eu e Marisa - julho de 2009.

Outra lembrança querida é da minha professora de Geografia, dona Édina, que me amava, pois eu só tirava nota 10. Nos dias de prova ela fazia eu me sentar na sua cadeira lá na frente para que ninguém colasse ou eu passasse cola para os colegas.
E assim, viajando pelos livros que fui aumentando o meu interesse para as viagens reais. Isso demoraria um pouco para acontecer, pois, de família humilde e sem posses, precisei esperar um bom tempo para conseguir realizar meus sonhos. Em 1970 nos mudamos para São Paulo em busca de melhores oportunidades de vida e trabalho. No começo foi difícil, porém com persistência conseguimos obter o que almejávamos. Tinha feito o primeiro ano do ginásio no Paraná e ao chegar a São Paulo não encontrei vaga nos colégios perto de casa. Minha mãe não deixou eu frequentar um colégio que ficava mais distante, pois morria de medo de me deixar ir sozinha. Fiquei três anos sem estudar, até que uma amiga conseguiu que eu fosse fazer um teste na escola que ela estudava e que ficava perto da minha casa. Apesar de estar afastada da sala de aula há tempos, fui e passei no teste. Entrei para estudar no Ginásio Estadual de Vila Ré e fui para a classe do 2º J (acima fotos recentes da minha turma de ginásio). Éramos uma turma tão boa que quando o ano terminou continuamos todos juntos até o quarto ano ginasial, uma coisa que não era permitida uma vez que os professores faziam rodízio nas classes separando as turminhas. Tenho imensa saudade daquela turma maravilhosa com a qual convivi por três anos. Quando fomos para o colegial tivemos de mudar de escola e o pessoal se dispersou. Continuei vendo alguns até o final de 78 quando concluí o secundário e depois disso perdi o contato definitivamente. Recentemente por meio do orkut uma amiga me encontrou e por intermédio dela encontrei outros amigos e a minha querida professora Édina. Foi um dos dias mais felizes da minha vida.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: