terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fragmentos da minha vida

 Em Porto Seguro - fevereiro de 1983.

Minhas primeiras viagens foram para minha cidade de infância, pois o dinheiro era curto e tinha que custear meus estudos. Com o tempo fui promovida e com o salário um pouquinho melhor pude dar andamento aos meus sonhos. Primeiro quis conhecer meu país, pois acho inconcebível viajar para o exterior sem estar por dentro da nossa realidade.
Pensando nisso embarquei com destino a Salvador. Foram vários dias viajando até chegar à capital da Bahia. Fui de excursão uma vez que ainda tinha receio de me aventurar sozinha por esse mundo de Deus.
Naquela época não existia o Olodum, porém foi divertido do mesmo jeito. Provei os sabores e temperos da Bahia, começando pelo acarajé da qual sou fanática até hoje. Conheci a cidade com todas as nuances de suas cores e a negritude e sexualidade de seus habitantes. Fui assistir a um show do Caetano em um circo e dancei forró com amigos que fiz por lá. Conheci as praias urbanas e também as mais retiradas, entre elas as ilhas do Frade e Itaparica. Também fui conhecer uma aldeia indígena, a aldeia dos Pataxós, no Monte Pascoal, marco do descobrimento do Brasil. Adorei conhecer um pouquinho da vida e dos costumes desses tão ilustres habitantes da nossa terra, aliás, seus verdadeiros donos.

Malu Pedarcini
                    

Nenhum comentário: