segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Crianças do Brasil

Maria Luzia, uma pequena garotinha de oito anos de idade, moradora do sertão de Pernambuco, num lugarejo chamado Araçoiaba. Tem apenas oito anos, mas parece ter bem menos. Consequência da desnutrição, da fome. Habita um casebre paupérrimo com os pais e quatro irmãos. Fala com uma naturalidade espantosa dos dias e noites de fome, de estômago vazio e como faz para ludibriar a dor no estômago e no coração, esta última, segundo ela, mais triste, mais forte. Come terra para aliviar a fome. Eu aqui no meu conforto vendo o noticiário fico chocada e sensível choro. Eu também, Maria Luzia, vejo-me criança, infância sem luxos, penúltima de seis irmãos. A vida, porém me tratou muito melhor. Nunca passei fome, consegui estudar e ter um bom emprego. Tenho uma estabilidade invejada por muitos. Gostaria mesmo de nunca mais ouvir notícias sobre a existência de outras Marias Luzias. Que nesse meu país que tanto amo não houvesse mais tanta desigualdade social. Sei também que não adianta só culpar os governantes. Nós como sociedade temos a nossa parcela de responsabilidade. Enquanto não nos conscientizarmos haverá muitas outras Maria Luzias, Anas, Josés, Pedros, etc.
Temos que fazer a nossa parte.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: