domingo, 28 de novembro de 2010

Guerra e Paz

Hoje comentarei um dos livros mais extensos da história da literatura. “Guerra e Paz”, do russo Leon Tolstoi, é uma obra grandiosa, e foi escrito originalmente em 1863. Mais tarde, entre 1866 e 1869, Tolstoi o reescreveu, sem, contudo, destruir o original, publicado na Rússia em 1983.
O livro traz a história das relações conflitantes entre a França, liderada por Napoleão Bonaparte e a Rússia, no período compreendido entre 1805 a 1813.
A partir daí o autor constroi um painel da sociedade da época, onde o pano de fundo são as guerras napoleônicas e as conturbadas relações entre os dois países.
Uma imensidão de personagens povoa a história, com retratos detalhados do povo em sua miséria e em sua opulência. Tolstoi descreve com maestria as diversas camadas da sociedade russa, com os czares e a aristocracia com seu mundo onde predominam relações vazias, ao mesmo tempo em que mostra toda a grandeza do povo russo.
Um livro grandioso, não só no sentido da quantidade de páginas, mas, sobretudo no valor histórico, na descrição da sociedade russa do século 19 e também pelas críticas à guerra e pelo manifesto à paz.


Malu Pedarcini

Nenhum comentário: