segunda-feira, 28 de março de 2011

Em Puerto Montt

Chegamos a Puerto Montt de manhãzinha e fomos nos hospedar no Hotel Le Mirage, com fachada e decoração típicas alemã. Esta região é frequentada pelos grandes apreciadores de vinhos, de salmão e da tradicional bebida chilena, o pisco sour e também por aqueles que desejam uma overdose de belas paisagens gigantescas.
Situada no sul do Chile, Puerto Montt é a porta de entrada para cruzar os lagos andinos, por terra e por água, rumo à cidade argentina de São Carlos de Bariloche.

Com 110 mil habitantes, ela está à uma hora e meia de avião de Santiago do Chile (900 km de distância), localizada no fundo de uma ampla baía no Seno Reloncaví, com vista para os vulcões Osorno e Calbuco.

Banhada pelo oceano Pacífico, tem como grande atrativo o mercado de Angelmó, de peixes e de mariscos, que conta com variedades que raramente vemos no Brasil, como um tipo de marisco vermelho denominado "piure" e um caranguejo gigante, o "centolla".
O local é simples, com pequenos boxes que funcionam como restaurantes e são administrados pelos próprios donos, que têm uma aparência rústica. Solícitos quando procurados, eles dão mais charme ao mercado.

Depois dos pescados, outro atrativo são as compras, pois sem gastar muito dinheiro é possível fazer ótimas aquisições na feira de artesanatos da avenida costeira. Não faltam pulôveres, xales, luvas, bonecas típicas e muitos cacarecos, como na maioria das feiras latino-americanas.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: