quarta-feira, 2 de março de 2011

Minas de heróis e História

Em Congonhas fiquei encantada com as obras de Aleijadinho, principalmente os 12 profetas.
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho (1730 –1814) foi um escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro.
É considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais (barroco mineiro) e das artes plásticas no Brasil, não só à época, mas durante o período colonial.
Embora não haja registros oficiais, acredita-se que tenha nascido em Vila Rica (hoje Ouro Preto), filho do mestre-de-obras português, Manuel Francisco da Costa Lisboa, com uma escrava africana, Izabel. A sua obra compreende desde imagens em madeira e pedra-sabão, matéria-prima típicamente brasileira, até igrejas. Suas obras são as mais representativas do Brasil colonial, com características do rococó e dos estilos clássico e gótico.
Com aproximadamente quarenta anos de idade começou a desenvolver uma doença degenerativa dos membros (não se sabe ao certo se porfiria, lepra, escorbuto, reumatismo deformante ou sífilis), que lhe comprometeu gradativamente os movimentos das mãos. Para poder trabalhar, um ajudante amarrava-lhe as ferramentas aos membros. Dessa anomalia em seu corpo causada pela doença veio seu apelido, Aleijadinho.
Já bem velho, Aleijadinho piora de saúde, e de 1812 à 1814 quem cuida dele é sua nora Joana que considerava-o como um pai que não teve, nora a qual não teve valor por seu filho que passando alguns anos o abandonou. Aleijadinho faleceu em 18 de novembro de 1814, com aproximadamente 84 anos de idade.
Morreu pobre, mas até hoje suas obras permanecem para contar os mistérios e a vida das pessoas da Minas da época colonial.
As ricas igrejas de Ouro Preto também merecem destaque com seus altares folheados a ouro. Também amei Tiradentes, uma cidadezinha singular que foi morada do herói maior do Brasil.

Malu Pedarcini


Nenhum comentário: