terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Titicaca, o lago mais alto do mundo

Puno é uma cidadezinha pequena e pobre localizada as bordas do Lago Titicaca e com 3.860m sobre o nível do mar. Antes da expansão do império incaico, a área que hoje é conhecida como Puno, situada no sul do Peru, era dominada pela cultura Tiahuanaco.
Puno era o berço da civilização incaica. Conta a lenda que das águas do Titicaca - o lago navegável mais alto do mundo e o segundo maior na América do Sul com 8.400 quilômetros quadrados de superfície - Manco Capac, o primeiro inca, emergiu para fundar um império como havia sido ordenado pelo Deus Sol.

 Sandra e eu no passeio de barco pelo Lago Titicaca

Em Puno fomos fazer o passeio de barco pelo Lago Titicaca, famoso por sua altitude. Desembarcamos na Ilha de Foroba para apreciar a paisagem e depois fomos até as ilhas flutuantes dos índios Uros.

As ilhas são construídas com vegetação local, os juncos, que são cortados e colocados uns sobre os outros. Com o tempo há a sedimentação formando as ilhas flutuantes. Nestas ilhas vivem os antigos descendentes dos índios Uros que sobrevivem do artesanato e da pesca.

As mulheres passam o dia preparando o junco para a construção de embarcações e beneficiando grãos por um processo rudimentar (socando com pedras). A religião predominante entre eles é a católica.

 Eu com um indiozinho Uro numa ilha flutuante do Lago Titicaca

Os Uros criam até porcos nestas ilhas. Ao todo existem 45 ilhas flutuantes no Titicaca. Quando estávamos no barco a Ivani toda cheia de sabedoria nos deu uma lição sobre o lago. Segundo ela tinha lido em algum lugar, o Titicaca é tão profundo que tem ligação com o oceano por meio de túneis nas suas profundidades. Começou a beber da água do lago e nos disse para bebermos também, pois era uma água mística, puríssima. Quando estávamos chegando à ilha dos Uros e vimos àquela porcada fazendo o maior furdunço na água ficamos arrepiadas. Eu disse para a Ivani que se não pegássemos uma infecção estaríamos imunizadas para sempre. O irônico da questão é que a única que teve uma diarréia horrível foi ela. Os outros não tiveram nada. Por, isso digo sempre aos meus amigos, que quem bebeu água do Titicaca, cheia de fezes de porcos, pode comer e beber qualquer coisa que não faz mal. Depois rimos muito por conta desse episódio.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: