domingo, 5 de setembro de 2010

Sonhos de menina

 Clique na imagem para ampliar

Sonho realizado. Eu na casa do escritor Axel Münthe em Anacapri, na Itália, em 1994

Sempre tive uma relação de amor com a Itália. Não sei se é porque é a pátria de meus antepassados, ou por ser um país que guarda tanta história. Afinal, foi um dos impérios mais poderosos da Terra. Começou cerca de 500 anos antes de Cristo e entrou em decadência no século III, depois de Cristo. Muita história não é mesmo?
Mas, um dos meus sonhos de menina era um dia ir à Capri. Capri é uma ilha situada no golfo de Nápoles, no mar Tirreno.
Porém, na minha primeira viagem à Itália em 1991 não consegui realizar esse sonho. Fui realizá-lo, três anos depois, em 1994, quando voltei à Itália pela segunda vez. Minha vontade de conhecer a ilha não se devia a suas belezas naturais, que são muitas. O que eu queria mesmo era conhecer a casa do escritor sueco Axel Münthe, em Anacapri, que fica localizada na mesma ilha.
Esse médico, psiquiatra, filantropo e que nutria um grande amor pelos animais é o autor de um dos mais belos livros que já tive oportunidade de ler.
"O Livro de San Michele", autobiografia do septuagenário, quase cego é o relato dos últimos anos da sua vida na casa em Anacapri, de suas lembranças da juventude, de seu amor pela humanidade e pelos animais. Li este livro quando tinha uns 12 anos e o releio de vez em quando, pois sempre descubro alguma coisa nova nas entrelinhas dessa obra maravilhosa.
Cheguei à Capri de barco e peguei um ônibus com um motorista maluco que dirigia em alta velocidade subindo a estradinha tortuosa e íngreme. Olhando o Mar Tirreno, de um azul profundo, lá embaixo naquele precipício, cheguei a me perguntar: Meu Deus, o que estou fazendo aqui? Mas, quando desembarquei em Anacapri e tive aquela visão maravilhosa da natureza e finalmente da famosa casa, respirei e rememorei tudo o que tinha lido na minha adolescência, naquele livro tão lindo e cheio de emoção. E a resposta daquela pergunta, do que eu estava fazendo lá, foi finalmente esclarecida.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: