Clique na imagem para ampliar
Sonho realizado. Eu na casa do escritor Axel Münthe em Anacapri, na Itália, em 1994
Sempre tive uma relação de amor com a Itália. Não sei se é porque é a pátria de meus antepassados, ou por ser um país que guarda tanta história. Afinal, foi um dos impérios mais poderosos da Terra. Começou cerca de 500 anos antes de Cristo e entrou em decadência no século III, depois de Cristo. Muita história não é mesmo?
Mas, um dos meus sonhos de menina era um dia ir à Capri. Capri é uma ilha situada no golfo de Nápoles, no mar Tirreno.
Porém, na minha primeira viagem à Itália em 1991 não consegui realizar esse sonho. Fui realizá-lo, três anos depois, em 1994, quando voltei à Itália pela segunda vez. Minha vontade de conhecer a ilha não se devia a suas belezas naturais, que são muitas. O que eu queria mesmo era conhecer a casa do escritor sueco Axel Münthe, em Anacapri, que fica localizada na mesma ilha.
Esse médico, psiquiatra, filantropo e que nutria um grande amor pelos animais é o autor de um dos mais belos livros que já tive oportunidade de ler.
"O Livro de San Michele", autobiografia do septuagenário, quase cego é o relato dos últimos anos da sua vida na casa em Anacapri, de suas lembranças da juventude, de seu amor pela humanidade e pelos animais. Li este livro quando tinha uns 12 anos e o releio de vez em quando, pois sempre descubro alguma coisa nova nas entrelinhas dessa obra maravilhosa.
Cheguei à Capri de barco e peguei um ônibus com um motorista maluco que dirigia em alta velocidade subindo a estradinha tortuosa e íngreme. Olhando o Mar Tirreno, de um azul profundo, lá embaixo naquele precipício, cheguei a me perguntar: Meu Deus, o que estou fazendo aqui? Mas, quando desembarquei em Anacapri e tive aquela visão maravilhosa da natureza e finalmente da famosa casa, respirei e rememorei tudo o que tinha lido na minha adolescência, naquele livro tão lindo e cheio de emoção. E a resposta daquela pergunta, do que eu estava fazendo lá, foi finalmente esclarecida.
Malu Pedarcini
Nenhum comentário:
Postar um comentário