sábado, 4 de setembro de 2010

Os dez dias que abalaram o mundo

Revolução Proletária, Revolução de Outubro ou Revolução Russa? Quer saber mais sobre o tema? Leia o livro “Os Dez Dias que Abalaram o Mundo”, do escritor e jornalista John Reed. Ele cobriu ao vivo as mudanças que aconteceram na Rússia em 1917, quando o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético. Egon Ervin Kisch, (1885–1948), escritor e jornalista tcheco, disse a respeito do autor “Ele combateu nas barricadas. Não com armas, mas com o lápis.” Reed viveu e participou desses dias que tiveram grande importância frente à história. Escreveu de forma magistral os fatos que provocaram rupturas e deixaram vestígios profundos e indeléveis na vida da humanidade.
Uma semana que teve importância histórica sem precedentes, que modificou a estrutura do mundo e que teve na obra de Reed, uma verdadeira profecia, além de ser de grande valor literário e histórico. Da obra, Lênin escreveu “Li o livro de John Reed com o maior interesse e uma atenção constante. Do fundo do coração, recomendo-o aos operários de todos os países”.
“Os Dez Dias que Abalaram o Mundo”, não é apenas uma obra literária, mas sim um documento verídico, da luta de classes, da causa dos trabalhadores.
Vale à pena a leitura, pois você fará uma viagem aqueles frios dias de 1917, quando proletários se uniram e puseram fim a monarquia absolutista.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: