Mais de 50% do que descartamos por considerar lixo pode ser reutilizado ou reciclado. Se considerarmos que um recipiente de vidro demora 4.000 anos para se decompor na natureza e uma latinha de alumínio de 80 a 100 anos corremos o risco de dentro de pouco tempo ver nosso Planeta soterrado de lixo.
E nós como cidadãos o que podemos fazer para modificar esta triste realidade? Reciclar é claro. E o que significa reciclar? O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Essa é uma necessidade que surgiu por pessoas comuns e alguns governantes preocupados com a preservação e sabedores dos benefícios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta.
O processo de reciclagem além de preservar o meio ambiente também gera renda para os menos favorecidos. É benéfico ainda para as indústrias, pois elas diminuem o custo de produção de seus produtos. No Brasil, a reciclagem ainda engatinha. Uma pesquisa do governo federal mostra que apenas 0,8% do lixo são reciclados. O balanço feito em 2008 abrange 247 municípios. E nesse universo, é impensável falar em reciclagem sem citar os catadores de materiais e suas cooperativas. Calcula-se que existam de 300 mil a 1 milhão de catadores em atividade no país.
Enquanto o mundo inteiro discute esse problema ainda existem governantes e autoridades que tratam a situação com descaso, não dando a importância que o assunto merece. Esquecem que as cooperativas são verdadeiros centros de reabilitação social e promoção de cidadania, pois possibilitam a geração de renda para uma parcela da população socialmente excluída e sem instrução. Elas cumprem um importante papel de desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. Não seria a hora do poder público rever seus conceitos de crescimento com cidadania e colocar em prática de forma efetiva uma nova maneira de governar, dando mais ênfase às pessoas? Pois como já disse Nelson Mandela “a democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”.
Malu Pedarcini
Nenhum comentário:
Postar um comentário