quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Inés da Minha Alma

“Um homem faz o que pode, uma mulher faz o que o homem não pode.” (Inés Suárez)

Acabei de ler o romance épico “Inés da Minha Alma”, da escritora chilena Isabel Allende. Autora de muitas obras famosas da literatura como “A Casa dos Espíritos” e “De Amor e de Sombra” (ambos viraram filmes de grande sucesso), “Contos de Eva Luna”, “Meu País Inventado”, “Paula” e muitos outros, neste romance Isabel Allende conta a história de Inés Suárez (1507-1580), uma espanhola destemida, que abandonada pelo marido, junta os seus poucos pertences e parte para a América em busca do fujão. Não consegue encontrá-lo, porém conhece Pedro de Valdivia, mestre de campo de Francisco Pizarro e junto dele participa ativamente da fundação do Chile, além de viver um grande amor.
Ficção histórica ambientada na Espanha, Peru e Chile durante o século 16, mostra a trajetória da heroína Inés, uma fortaleza que caminha lado a lado com seu amado Pedro enfrentando todas as adversidades.
Resumindo, o livro é uma história de amor e coragem inesquecíveis, com fatos reais como a vida dos mapuches, espanhóis e incas durante a época da conquista.
De todos os livros de Isabel Allende que já li, este é o que tem a personagem feminina mais densa e forte.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: