sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Verdades e mitos sobre a cerveja

Sexta-feira. Início do fim de semana. Dia em que muita gente sai para se divertir e entre estas diversões o hábito de tomar uma cervejinha gelada já é tradição entre os brasileiros. Mas o que essa bebida tem que agrada a tanta gente?
A cerveja é uma das bebidas mais antigas da humanidade. Já era conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios desde 4000 a.C. Produzidas a partir da fermentação de matéria com amido, derivada de cereais ou outras fontes vegetais, sua cor e sabor pode variar, dependendo dos ingredientes usados no seu preparo. Mas a grande pergunta é: cerveja faz mal ou não? Os consumidores da bebida dizem que não. Há quem defenda inclusive o uso terapêutico. O epidemiologista Carl Seltzer, da Universidade de Harvard, diz que o uso moderado do álcool pode ser agente profilático contra as doenças cardíacas. Também cientistas de Munique na Alemanha, após estudos, avaliaram a população do estado da Baviera (maior consumidor de cerveja) em relação às doenças cardíacas e chegaram a resultados parecidos.
Em 2000 foi publicado artigo no British Medical Journal sobre pesquisa realizada por centros de estudos ingleses e tchecos que chegaram à conclusão de que o consumo da cerveja, bebida que foi utilizada no estudo, é capaz de diminuir significativamente o aparecimento de doenças do coração. Outros estudos posteriores também chegaram a conclusões semelhantes, e observaram que o consumo de até três doses diárias de bebida alcoólica é capaz de reduzir o risco de cardiopatias em até 40%. A conclusão a que se chega é que a bebida alcoólica assim como qualquer outro tipo de alimento, pode ser benéfica ou maléfica ao consumo humano, dependendo da quantidade em que é consumida. Estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde em 2000 concluiu que o alcoolismo é a terceira maior doença no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardíacas e tumores malignos. O consumo exagerado é responsável pela maioria de morte no trânsito, principalmente jovens de 15 a 24 anos. Ainda de acordo com este estudo, 5,6% de todas as mortes de homens ocorridas no planeta e 0,6% de mulheres são atribuídas ao consumo de álcool.
Por isso, beba com moderação e se beber, não dirija.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: