sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dom Casmurro


Desde que foi lançado no ano de 1900, o livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, atravessou décadas e continua cativando leitores. A história de Bentinho e Capitu já serviu até de tese de doutorado. Capitu e Bentinho se conhecem desde criança, e enquanto ele tem uma boa situação financeira, ela é de família pobre. A mãe de Bentinho fez a promessa de mandá-lo para o seminário, porém ele consegue demovê-la dessa decisão, pois não tem vocação. Para isso ele conta com o apoio de um amigo, o ex-seminarista Escobar. O tempo passa, ele vai para São Paulo estudar Direito e de volta para o Rio, reencontra Capitu, com quem se casa. Escobar, o amigo, também casa-se com uma amiga de Capitu, Sancha.
Os casais convivem felizes, porém Bentinho e Capitu, não conseguem ter um filho. Após dois anos, ela engravida e nasce Ezequiel, que vai se tornar o motivo do ciúme exagerado de Bentinho, que vê na criança, a cara de Escobar.   
Roído pela dúvida, ele inferniza a vida da esposa que não faz nada para que ele pense o contrário. Escobar morre e no enterro, Capitu chora a valer, o que dá a Bentinho a certeza que ela o trai. Desesperado, pensa em dar cabo da vida dela e depois se suicidar, porém resolve enviá-la para fora do país, juntamente com o filho.
Ela morre na Suíça e já adulto Ezequiel volta ao Brasil, mas Bentinho não consegue enxergar nele o seu filho. Assim sem o amor do pai, Ezequiel, que é arqueólogo, parte para o Egito e morre em Jerusalém. Bentinho, então sozinho e triste resolve escrever sua biografia para convencer-se da traição de Capitu e para que todos saibam que ele tinha razão ao renegar Ezequiel.
Mas, a grande pergunta, que todos fazem é: afinal Capitu era a dissimulada que o marido fazia questão de mostrar?
Depende! Afinal, a ambiguidade e dissimulação de Capitu vêm do retrato que Bentinho faz dela. É a visão dele, de homem torturado pelo ciúme, que retrata a mulher. Até a suposta semelhança que ele enxerga no filho e Escobar pode ser uma distorção.
Resumindo, o livro "Dom Casmurro” de Machado de Assis, é um romance com forte densidade psicológica, que prende o leitor do começo até a última página. Diria que todo brasileiro deveria ler pelo menos um livro, deste que é um dos maiores escritores de todos os tempos.

Malu Pedarcini

Nenhum comentário: